Istanbul Day 1

Chegou a hora de mostrar a vocês tudo sobre os 5 dias que passei em Istambul, o mais interessante dos meus destinos. A cidade turca está dividida em dois continentes e preserva na Europa seu lado histórico em perfeita harmonia com as construções modernas e atuais do lado asiático. Fui embora de Istambul pensando em toda a mistura de costumes, cores e sons da cidade... Percebi porque a chamam de "The Timeless City" - "A cidade eterna!". É mágico observar o encontro do ocidente com o oriente, o surgimento da modernidade e os tesouros históricos estampados em cada canto de um lugar que transborda cultura. Em poucas horas eu já estava completamente apaixonada.

Se for contar tudo de uma vez para vocês, certamente vou me perder nos milhares de detalhes desta viagem, por isso vou começar com o nosso primeiro dia: lindo, ensolarado e cheio de descobertas!

IMG_5270.jpg

O dia começou cedo, já que o plano era visitar 3 tesouros da cidade: a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e as Cisternas. Se não fosse pela incrível ajuda da nossa guia, Gonca Kaya, com certeza não teríamos um passeio tão completo. Gonca nos mostrou toda a área de Sultanahmet, a "cidade velha", onde estão muitas das principais atrações históricas de Istambul. Enquanto andávamos pela praça ela nos contava sobre os mais de 1500 anos de alguns dos monumentos ali expostos. A primeira parada foi estratégica: se quiser morrer de amores por Istambul, vá a Mesquita Azul!

IMG_5395.jpg

Antes de conhecer o interior da mesquita, nos preparamos para tirar os sapatos e cobrir qualquer parte do corpo que estivesse exposta. Me planejei para usar um vestido longo e dispensar os modelos não tão bonitos oferecidos por eles aos turistas desavisados. Assim que entrei na Blue Mosque,minha reação foi idêntica a de todas as outras pessoas que me acompanhavam... Olhei para cima e suspirei, maravilhada! Tive certeza de que aquela era uma das visões mais bonitas de toda a minha vida. A mistura de tons, o azul predominante, os lustres baixos e a distância de quase 50 metros da cúpula eram surpreendentemente lindos.

istanbul-day-13.jpg

Saindo da Mesquita Azul, encontramos um dos infinitos mercados e bazares da cidade. Como o momento não era de compras, tive que me segurar para não gastar algumas horas ali.

IMG_5394.jpg

Logo depois foi a hora de conhecer o palácio de Topkapi, residência dos sultões por 3 séculos. Visitamos as várias salas de exposição com uma infinidade de jóias, tronos, e outros artigos dos sultões, recheados de pedras preciosas; entre elas, um diamante de 86 quilates: surreal! Algumas salas eram também reservadas a preservação de objetos sagrados para os muçulmanos, como a marca do pé do profeta Maomé. A arquitetura do Palácio foi uma das mais lindas que já vi. É incrível a mistura do estilo clássico Europeu com os inconfundíveis tons e formas do oriente...

istanbul-day-12.jpg
IMG_5479.jpg

Já estávamos com muita fome quando chegou a hora do almoço. Como era a segunda vez da minha tia na cidade, ela nos indicou um restaurante maravilhoso ali pertinho, o Khorasani! Não tenho palavras para descrever os sabores da culinária Turca... Sei que nestes 5 dias todo almoço e jantar era um banquete com as entradas e pratos típicos da região: pão pita, iogurte, baklava, kebab, pilaf de arroz e homus, muito homus!

istanbul-day-14.jpg
IMG_5614.jpg

O restaurante ficava pertinho das Cisternas, última parada histórica do dia. Antes de viajar, li a obra Inferno, do Dan Brown, cuja história se passa em Florença e em Istambul; na cisternas, inclusive. Assim que cheguei lá só conseguia pensar no livro, em como ele descrevera o lugar, em como eu o imaginava e o que de fato eu estava vendo naquele momento. A antiga reserva de água da cidade era agora visita obrigatória a todos os que passavam pela cidade, além de palco para alguns espetáculos patrocinados e festas de grandes empresas e corporações.

Quando deixamos a escuridão da Cisterna o sol já estava baixinho e a luz mais bonita do dia refletia nas mesquitas e em seus minaretes, que pareciam tocar o céu. Ainda nos restava o entardecer e a noite: disposição era a única coisa que não podia faltar!

Era hora de curtir uma outra parte de Istambul... Deixamos a cidade velha e fomos de trem até o outro lado da ponte, para perto da torre de Gálata. De funicular, subimos até o alto da Istiklal Caddesi, a avenida Istiklal. Ela está entre as mais famosas de Istambul e tem lojas para todos os gostos: desde as grandes Zara, Topshop, Sephora, até as pequenas lojas de artesanato, jóias e outros produtos turcos. A quantidade de gente é impressionante! Em alguns fins de semana chegam a passar três milhões de pessoas por ali.

É claro que fiz minha parada obrigatória na Topshop, mas desta vez ela não foi o foco principal... Estava empolgada para ver de perto os produtos típicos da Turquia, principalmente os sabonetes e toalhas usados no banho turco, o Hamam. No dia anterior, data da nossa chegada, eu já havia experimentado o Hamam na famosa casa de banhos Cemberlitas Hamami, que abriu as portas em 1584. Lá é proibido tirar fotos, mas preciso dizer que foi uma experiência super diferente... As atendentes te levam até a sala quente e ali você parece ter voltado centenas de anos no tempo. Elas nos esfoliam, enxáguam, massageiam e você pode ver toda aquela pele antiga saindo do corpo. Incluímos no pacote uma massagem com óleo depois do banho: divina! Estava tão relaxada quando sai de lá que fiquei ansiosa para comprar todos os produtos usados no banho!

Já era quase uma da manhã quando chegamos ao fim da avenida, mas todas as energias foram recompostas quando começamos a atravessar a ponte de Gálata: não sabia se Istambul era mais linda a noite ou de dia!

E assim acabou o primeiro dia da viagem! Tudo é tão maravilhoso que não sentimos nenhuma vontade de voltar para casa, mas um desejo insaciável de descobrir todos os segredos de uma cidade que, não por acaso, é eterna. Ali, Istambul já ganhara o meu coração.

See you soon!

Ps: Quem estiver de viagem marcada para Istambul "precisa" marcar um dia com a nossa guia Gonca! Ela fala português, é um amor e multiplicou o proveito da viagem! O insta dela: @guiaturca.