Fashion Talk – A Origem da Moda Cultura
12 MARçO. 2014
5 COMENTÁRIOS

Antes de começarmos a pensar no momento em que a moda de fato surgiu neste mundo, vale lembrar do real significado da palavra. Moda provém do latim modus e puramente significa costume. Mais especificamente, no dicionário, é um costume passageiro que estabelece a maneira de se vestir em um determinado momento. Logo, a moda é também a manifestação cultural de um período específico, que expressa os valores da sociedade, seus respectivos usos, hábitos e costumes.

Já parou para pensar por que o estilo “hippie” surgiu no final da década de 60, início dos anos 70? Quem conhece a história, sabe que foi uma época de intensas transformações e mudanças, por isso o objetivo da moda era chocar as pessoas. Tudo era aceitável, desde que fosse diferente. Enquanto acontecia a guerra do Vietnã, os hippies defendiam o amor livre e a não-violência, usando suas roupas coloridas, túnicas, batas, vestidos longos e floridos também como forma de protesto. A moda girava em torno do Flower Power.

Assim como os anos 70, muitas outras décadas têm seus valores sociológicos reconhecidos pelas roupas então usadas. Se pensarmos desta forma, fica claro que a moda é a uma das maiores formas de expressão que existem. Ela reflete os desejos e vontades das pessoas.

f4c5ff734797f6b25b22cc14441e7394

Mas, como se deve imaginar, nem sempre a moda encontrou seu papel mais importante nas expressões artísticas e manifestações sociais. Lá no início, no começo de tudo, a moda surgiu como sinônimo de diferenciação de classes. A partir da Idade Média, na época do Renascimento Europeu, as roupas se diferenciavam seguindo um padrão que aumentava de acordo com a classe social. Acredita que existiam até leis restringindo certos tecidos e cores somente aos nobres?

004-frz-judenfleck-judenhut-u-judenkleidung

Quando soube disso, não pude evitar uma comparação com os nossos dias. De certa forma, a moda segrega e torna-se uma imitação das classes elevadas pelas classes baixas. Tudo isso em função da busca por status, um conceito tão instável e superficial. Não é a toa que os preços de marcas luxuosas são extremamente altos. O objetivo é selecionar, tornar exclusivo, inatingível. E se a massa imita ou cria algo parecido, as grandes marcas precisam imediatamente criar algo novo que, novamente, será desejado e inalcançável para a maioria. Essa moda nunca foi e nunca será para todos.

2 cópia

De volta à parte histórica, foi a Revolução Industrial no século XVIII que permitiu a democratização da moda. Com a invenção da máquina de costura, o custo dos tecidos diminuiu e a população desprovida de recursos teve acesso à roupas melhores.

primeiras-maquinas-de-costuras

Aliada à confecção industrial, surgiu a Alta Costura, que mais se assemelha a moda como a conhecemos. A partir de então, as criações eram exclusivas, surgiu o lançamento de tendências pelos grandes estilistas e suas maisons, o costureiro virou artista e a apresentação dos modelos, espetáculos!

Mas foi só em 1949 que surgiu o prêt-à-porter (pronto para usar). Este novo jeito de fazer moda era economicamente mais acessível, pois as roupas eram produzidas industrialmente, em massa, seguindo as tendências da época. Era enfim, consolidada, a “moda democrática”.

Deste então a moda sofreu inúmeras influências, passando por diversos períodos socioculturais. Cabe a nós pensar qual o papel que ela exerce atualmente… Seria o de manifestação artística ou distinção social?

Para mim, a moda sempre será arte. Sempre será a maneira mais charmosa de usar a sua voz, refletir seus desejos e contar as suas histórias. É como escrever um livro e fazer das roupas as suas palavras. Esqueça a distinção de classes, os grupos sociais, as grandes grifes e as tendências instituídas. A moda que eu admiro é cheia de vida… Individualiza, não neutraliza!

E para você, a moda é o que?

7864e1df8341a2f0302b0d59094c7f0f

5 Responses to “Fashion Talk – A Origem da Moda”

  1. Samantha disse:

    Luisa, simplesmente ameeeeeei esse post! Sempre fui curiosa pra saber da origem da moda! Vc vai longe ;]
    ps: as suas fotinhas do inicio do site sempre mudam, não é? hahaha
    bjs

  2. Carol disse:

    Amei esse post! Muito bom o conteúdo Luisa!!!
    http://carlotacarolina.blogspot.com.br

  3. Gabi Duarte disse:

    Amei, amei esse post!! Tão interessante a capacidade da moda em representar conflitos de caráter social/histórico, como também traduzir sentimentos, personalidade, cultura.. isso mostra sua profundida, por isso a torna tão inspiradora! Luisa, sou sua fã rss Parabéns pelo conteúdo e pelo blog inspirador! Muito sucesso.. beijoss!

Deixe uma resposta